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Motocultivador

Preparar o solo: destorroar e revolver a terra antes de plantar.Incorporar adubo/composto e nivelar canteiros.

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  • Partida: abrir combustível, acionar alavanca de segurança (se houver) e dar partida (manual ou elétrica). Aquecer 1 min.
  • Engatar rotação da fresa (e tração, se houver). Segurar firme com duas mãos.
  • Trabalhar em faixas paralelas, avanço lento e constante.
  • A cada passada, reduza 1 furo na estaca para aumentar a profundidade até chegar ao desejado.
  • Em solo duro/argiloso: duas ou mais passadas cruzadas. Se “pular”, alivie aceleração e dê meias mordidas.
  • Para sulcos, instale o sulcador e regule abertura/profundidade.
  • Parada: desengatar fresa/tração, marcha lenta por 30 s, desligar.
  • Preparo do solo: destorroar, incorporar adubo/composto, revolver canteiros.
  • Capina superficial entre linhas (com proteção lateral/discos).
  • Abertura de sulcos (com sulcador) e leve amontoa.
  • Aeração do gramado/terra batida antes de replantio
  • Ligue/ajuste sempre com o rotor parado.
  • Em declives leves, trabalhe transversalmente.
  • Mantenha distância de 10 m de outras pessoas.
  • Abasteça com motor frio, em local ventilado; não fume.
  • Transporte com motor desligado e rotor imobilizado.
  • Trabalhar com facas gastas/tortas.
  • Forçar sobre pedras/raízes grossas (risco de tranco).
  • Virar/levantar o equipamento com rotor girando.
  • Usar gasolina velha ou sem óleo no cárter (gripa motor).
  • Remover as proteções laterais.
  • Operar em áreas com cabos/irrigação enterrados sem checagem.
  • Como carregar
  • Use os pontos da estrutura (alças/chassi). Não erguer pelo guidão sozinho.

  • Para subir rampas/baú: duas pessoas ou rampa com cintas de segurança.

  • Utilize rodinhas de transporte (se houver) ou prancha para evitar que os dentes toquem o piso.

No veículo/obra
  • Posicionar na horizontal, com estaca levantada e rotor imobilizado (cinta passando por cima do rotor/discos).

  • Amarrar pela estrutura da base, nunca apenas pelo guidão.

  • Calçar rodas/pés para evitar deslocamento.

  • Manter ventilação; evitar calor excessivo e contato com alimentos.

Embalagem recomendada (envio/terceiros)
  • Manta + cintas ou caixa com calços de madeira.

  • Tampa do tanque bem fechada; levar combustível separado em frasco homologado.

  • Proteção rígida nos dentes do rotor (tábua ou capa).

  • Etiquetas: FRÁGIL / INFLAMÁVEL / ESTE LADO PARA CIMA.

Pós-impacto/queda – procedimento
  • Não ligar.

  • Inspecionar guidão, chassi, discos, estaca e eixo do rotor (empeno/folga).

  • Verificar vazamentos e integridade do filtro de ar/carburação.

  • Girar o rotor à mão (motor desligado): travou ou raspando? → Retirar de operação para revisão.

    • Para o Cliente (campo)
    • Em deslocamentos curtos, desligue, levante a estaca e desacople a fresa.

    • Use rampa e cintas para mover entre níveis; evite passar com rotor sobre piso duro.

    Motor: 4T 140–212 cm³ (≈3–7 hp).Largura de trabalho: 40–80 cm | Profundidade: até 20–30 cm.Peso: 40–70 kg | Transmissão: corrente/engrenagem; 1–2 marchas fwd + ré (alguns).

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