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Marteletes Demolidores

Quebra e demolição de materiais rígidos como concreto armado, pisos industriais, asfalto, pedras e alvenaria com grande espessura.

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  • EPI completo + área sinalizada.
  • Apoie o Ponteiro perpendicular (ou leve ângulo de 10–20° para remover lascas).
  • Ligue e deixe o peso da máquina trabalhar – não force.
  • Trabalhe em sequência de pontos (2–5 s por ponto) e avance, evitando “entalar”.
  • Em lajes com armadura, quebre o concreto ao redor antes de expor o aço.
  • Pausas regulares para dissipar calor e reduzir vibração (troque o ponto).
  • Para soltar cinzel preso: desligue, balance lateralmente e retome em outro ângulo
  • Remoção de pisos industriais.
  • Demolição de lajes, vigas e colunas.
  •  Rompimento de blocos estruturais;
  •  Obras de infraestrutura, saneamento e demolição urbana.
  •  Abertura de valas em concreto e asfalto.
  • NR-18 (canteiro), NR-12 (máquinas), NR-06 (EPI), NR-10 (elétrica/DR), NR-15 (ruído/poeiras).
  • Sílica: controle de pó (umidificar/aspirar) e PFF2.
  • Não operar sem EPI e sem sinalização.
  • Não usar extensão fina/enrolada (queda de tensão/queima).
  • Não trabalhar forçando a máquina ou com ponteiro cego.
  • Não apoiar a máquina de lado nas carcaças/entradas de ar.
  • Não cortar vergalhão com o rompedor (use esmerilhadeira/serra).
Preparação
  • Desligar e retirar da tomada (ou do gerador).

  • Remover o ponteiro do encaixe; limpar e engraxar levemente a haste.

  • Fechar o retentor sem cinzel; proteger a ponteira com capa/tubo e guardar em estojo.

  • Limpar pó da carcaça e grelhas de ventilação.

  • Enrolar o cabo em laços largos preso ao corpo (sem forçar a saída do cabo).

Movimentação interna
  • Usar luvas e levantar com duas pessoas (equipamento pesado) ou carrinho/plataforma.

  • Segurar pelas empunhaduras; nunca pelo cabo.

  • Evitar impactos nas entradas de ar e no retentor.

Carregamento no veículo
  • Subir por rampa ou com carrinho.

  • Colocar deitado sobre manta de borracha ou na mala/carrinho de transporte.

  • Cinzéis e graxa em caixa separada; nada solto na carroceria.

Amarração (amarre)
  • Fixar com 2 cintas pelo chassi/corpo (uma na cabeça e outra no pé).

  • Não amarrar pelo cabo, empunhaduras isoladas ou retentor.

  • Usar protetor de canto; reapertar após 10–15 km.

Desembarque / Entrega
  • Soltar cintas após calçar a carga.

  • Conferir cabo/plugue, retentor, empunhaduras e presença dos cinzéis e chave.

  • Montar cinzel apenas no local de uso; teste rápido em bancada.

O que evitar
  • Transportar com cinzel montado.

  • Empilhar peso sobre o equipamento.

  • Levar próximo a umidade/chuva sem cobertura.

  • Usar o cabo como alça; deixar o equipamento solto no baú.

Armazenagem em trânsito
  • Em mala ou caixa travada, local seco e ventilado.

  • Cinzéis engraxados e protegidos; cabo acomodado sem dobras na saída.

  • Registrar checklist de acessórios (ponteira, talhadeira, chave do retentor, graxa).

  • Potência: 1.500–2.000 W | Energia de impacto: 25–65 J
  • Golpes: 900–1.500 bpm | Encaixe: sextavado 30 mm ou 1-1/8"
  • Peso: 16–30 kg | Cabo: 2–4 m
  • Transporte: em mala/carrinho, cinzel fora do encaixe, cabo preso e amarração pelo chassi.

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