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Perfuratriz

Realiza perfurações cilíndricas de alta precisão em concreto, alvenaria, paredes, pisos e lajes com diâmetros de até 200 mm, utilizando coroas diamantadas.

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  • EPI + área sinalizada e contenção de lama montada.
  • Encoste a coroa no ponto; abra o fluxo de água.
  • Inicie com leve ângulo (1–2°) para “morder” e centralizar, depois alinhe.
  • Avanço progressivo: pressão constante, sem travar.
  • Em armadura: reduza avanço, deixe a coroa cortar (não force).
  • Ao atravessar, reduza a pressão para não “arrancar” a coroa.
  • Desligue, feche água, deixe escoar.

  • Furos passantes precisos em concreto, lajes, vigas, alvenaria estrutural
  • Passagem de tubulações hidráulicas/elétricas/HVAC, chumbadores químicos, coletores de prova (testemunho).
  • Verifique a existência de fiação ou tubulações antes de perfurar.
  •  Não utilizar em ambientes molhados sem isolamento adequado.
  •  Usar proteção auditiva, visual e respiratória.
  • Não furar sem refrigeração (queima segmentos).
  • Não forçar em alta pressão/baixa rotação (empasta e “come” liga).
  • Não usar base instável ou sem ancoragem.
  • Não trabalhar sobre escadas/andaimes sem amarração.
  • Não perfurar sem checar tubos/fiação/armadura.
Preparação
  • Desligar da tomada (ou gerador) e fechar a água.

  • Remover a coroa do eixo; proteger rosca/cone com capa/tampa.

  • Drenar totalmente mangueiras, reservatório e anel coletor (se usado).

  • Separar o conjunto em duas peças: motor e coluna/base.

  • Subir o carro até o topo, travar o avanço, recolher/ prender a alavanca.

  • Proteger a cremalheira/guia e a base com papelão/espuma; prender mangueiras.

Movimentação interna
  • Equipamento pesado: usar duas pessoas ou carrinho/plataforma.

  • Erguer pelas alças/coluna, nunca pelo cabo ou mangueiras.

  • Coroas em estojo individual, com tampas nas bordas.

Carregamento no veículo
  • Acomodar motor e coluna separados, sobre manta de borracha.

  • Coroas deitadas em berço de madeira/espuma, sem peso por cima.

  • Bomba de vácuo (se houver) na vertical, com tampas nos bocais.

Amarração (amarre)
  • 2–3 cintas pelo chassi da coluna e pela carcaça do motor (não nas alavancas nem mangueiras).

  • Fixar estojo das coroas e bomba de vácuo separadamente.

Desembarque / Entrega
  • Soltar cintas após calçar a carga.

  • Conferir cabo/plugue, travas do carro, coluna/cremalheira, mangueiras e acessórios.

  • Entregar: motor, coluna/base, alavanca, coroa(s), mangueira/registro, reservatório/bomba de vácuo, chaves e anel coletor (se contratado).

  • Teste rápido a seco (sem carga) e verificação de vedações.

O que evitar
  • Transportar com coroa montada ou água nas linhas.

  • Amarrar por alavancas, mangueiras ou cabo elétrico.

  • Deitar bomba de vácuo cheia de óleo (risco de vazamento).

  • Misturar coroas com ferros soltos (lasca segmentos/rosca).

Armazenagem em trânsito
  • Local seco e ventilado; componentes travados e protegidos.

  • Coroas com tampas e identificadas por diâmetro.

  • Manter checklist de todos os itens para conferência rápida na saída/retorno.

  • Potência do motor: 1,8–3,5 kW | Ø coroa: 32–250 mm (máx. na coluna).
  • Curso útil: 500–650 mm | Fixação: chumbador ou base a vácuo.
  • Peso: 12–25 kg (motor+coluna).

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