Logo Mestre da Obra

Soprador

O soprador a gasolina serve para varrer com jato de ar e juntar resíduos leves rapidamente.

Onde você está?

Selecione sua localização para ver preços e disponibilidade deste equipamento.

  • Afogar (choke) fechado; primer (pera) 5–8 vezes até ver combustível.
  • Puxar o cabo de arranque até “tossir”. Abrir meio choke e puxar de novo até pegar.
  • Deixar aquecer 30–60 s; abrir totalmente o choke.
  • Acelerar gradualmente e direcionar o jato para longe de pessoas/portas/veículos.
  • Trabalhar varrendo de um lado ao outro, em camadas, levando os detritos para um “montinho” para recolhimento.
  • Após uso: desacelerar, deixar 1 min em marcha lenta, desligar, esperar esfriar.
  • Limpeza rápida de pátios, galpões, canteiros, calçadas, telhados e garagens.
  • Remoção de folhas, poeira, areia, restos de corte, granilha antes de pintura/sinalização.
  • Auxilia na secagem de superfícies (após lavagem) e na limpeza de máquinas/grades (com cuidado).
  • NR-12 (máquinas), NR-18 (canteiro), NR-06 (EPI) e NR-23 (prevenção contra incêndio).
  • Armazenagem e manuseio de inflamáveis conforme FISPQ do óleo/gasolina.
  • Não usar gasolina pura (gripa o motor).
  • Não operar sem EPI ou apontando o jato para pessoas/janelas/veículos.
  • Não abastecer com o motor quente ou próximo a chamas/faíscas.
  • Não trabalhar em ambientes fechados (gases de exaustão).
  • Não retirar a tela anti-faísca; não bloquear o ar do motor.
  • Não apoiar de bico para baixo (pode deformar/rachar o tubo quente).
Preparação
  • Esvaziar o tanque (ideal) ou conferir tampa bem vedada sem vazamento.

  • Desmontar o tubo/bico, limpar poeira e tampar a saída com plástico/borracha.

  • Travar chave ON/OFF em OFF e proteger cabo de arranque sob o punho.

  • Verificar filtros secos, ausência de pingos de combustível e carcaça fria.

Movimentação interna
  • Levar em maleta/caixa ou saco reforçado; na horizontal, apoiado pelo corpo (nunca pelo bico).

  • Manter longe de fontes de ignição e cargas que possam perfurar o tanque.

Carregamento no veículo
  • Acomodar deitado sobre manta de borracha/espuma, com o motor para cima.

  • Tubo/bicos e acessórios em caixa separada.

  • Se levar mais de um, intercalar com divisórias para não baterem.

Amarração (amarre)
  • Cintar a maleta/caixa ou o corpo do soprador (nunca pelo bico, gatilho ou cabo de arranque).

  • Usar protetor de canto e reapertar após 10–15 km.

Desembarque / Entrega
  • Soltar cintas após calçar o veículo.

  • Conferir: tampa do tanque, chave ON/OFF, choke/primer, integridade dos tubos/bicos e chave de vela.

  • Montar o tubo e fazer teste rápido a frio (sem acelerar forte).

O que evitar
  • Transportar com combustível vazando ou tanque cheio ao sol.

  • Deixar bico montado batendo; apoiar o equipamento sobre o bico.

  • Guardar junto a faíscas/chamas, baterias sem proteção ou alimentos.

  • Fechar o equipamento úmido (favorece corrosão e cheiro de gasolina).

Armazenagem em trânsito
  • Local ventilado, seco e à sombra.

  • Se permanecer com combustível, usar recipiente homologado e etiqueta de inflamável na OS; absorvente/serragem à mão para eventual derrame.

  • Motor: 2T 25–30 cm³ | Vazão: 10–14 m³/min | Velocidade do ar: 60–80 m/s
  • Tanque: 0,4–0,6 L | Peso: 4,5–6,0 kg
  • Transporte: em maleta/caixa, sem combustível ou com tampa bem vedada; bico desmontado.

Você também pode se interessar

Imagem de Desempenadeira

Desempenadeira

Consulte o valor

Imagem de Cortador de Grama

Cortador de Grama

Consulte o valor

Imagem de Perfurador de Solo

Perfurador de Solo

Consulte o valor