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Roçadeira

Utilizada para corte de grama alta, mato, vegetação densa e limpeza de terrenos em locais onde o cortador comum não alcança.

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  • Partida a frio: acione o primer 5–8x; afogador (choke) fechado; puxe o arranque até tossir; abra ½ choke e puxe até pegar; após 30–60 s, choke aberto.
  • Ajuste o cinto para que a cabeça de corte fique próxima ao solo sem forçar.
  • Postura: pés afastados, segure o guidão com os dois braços; área sinalizada (raio de 15 m).
  • Técnica:
  • Nylon: varrer em meia-lua, levando o material para a direita; alivie em obstáculos.
  • Lâmina: golpes de direita para esquerda, sem enroscar em pedras/galhos.
  • Alimente o fio de nylon batendo o cabeçote no solo leve (tipo tap-n-go) quando perder diâmetro.
  • Para parar: solte o acelerador, 1 min em marcha lenta, OFF. Espere parar totalmente antes de apoiar.
  • Corte/roçada de grama alta, tiririca e mato em áreas urbanas e rurais.
  • Acabamento em cantos, muros, árvores, meio-fio e entrefolhas.
  • Com lâmina metálica: capim grosso, samambaia, arbustos finos.
  • Não operar próximo a inflamáveis ou líquidos. 
  • Não usar gasolina pura (funde o motor).
  • Não operar sem protetor ou sem EPI.
  • Não cortar próximo a pedras/grades (risco de projeção).
  • Não elevar rpm no vazio por muito tempo; não deitar a máquina com o carburador para baixo (afoga).
  • Não usar lâmina em arame/cabo.
Preparação
  • Desligar (OFF), aguardar cabeça parar e esfriar.

  • Esvaziar o tanque (preferencial) ou conferir tampa vedada; levar combustível separado em galão homologado.

  • Proteger o conjunto de corte:

    • Nylon: encurtar o fio e colocar capa/protetor.

    • Lâmina: instalar capa/baínha e travar a porca.

  • Soltar o arnês do corpo da máquina; prender cabo do acelerador ao tubo com abraçadeira/velcro (sem torções).

Movimentação interna
  • Carregar pelo tubo/empunhadura, nunca pelo cabeçote/lâmina.

  • Usar capa no motor para evitar poeira e cheiros de gasolina.

Carregamento no veículo
  • Acomodar na horizontal, com o motor para cima e o cabeçote para trás (evita forçar eixo).

  • Colocar sobre manta de borracha/espuma; separar arnês, ferramentas e combustível em caixa.

  • Se o modelo for desmontável (2 partes), separar o tubo e tampar as pontas.

Amarração (amarre)
  • 2 cintas leves sobre o tubo e carcaça do motor (não no guidão/cabeçote).

  • Não comprimir o tanque nem dobrar cabos mangueiras.

  • Reapertar após 10–15 km.

Desembarque / Entrega
  • Conferir: protetor, cabeçote/lâmina com capa, arnês, chave de vela, chaves/Allen e frasco de mistura.

  • Verificar filtros secos, ausência de vazamentos e fixação do guidão.

  • Teste rápido a frio (sem aceleração alta).

O que evitar
  • Transportar com tanque cheio ou vazando.

  • Apoiar o equipamento pelo cabeçote ou com a lâmina descoberta.

  • Amarrar pelo guidão, cabo do acelerador ou mangueiras.

  • Expor a calor/sol forte com combustível no tanque.

Armazenagem em trânsito
  • Local ventilado, seco e à sombra.

  • Combustível em galão homologado, identificado como inflamável e separado de faíscas/baterias.

  • Importante explicar que o uso com gasolina pura danifica o motor (por falta de lubrificação). Sempre utilizar óleo 2T na proporção correta.

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