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Betoneira Compacta

Mistura de pequenos volumes de concreto ou argamassa de maneira homogênea, reduzindo o esforço manual e garantindo produtividade em obras de porte médio.

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Conectar à rede elétrica com aterramento.Ligar o motor e aguardar estabilização.Carregar a betoneira na ordem: água → cimento → areia/brita.Deixar misturar por 2 a 5 minutos até atingir homogeneidade.Basculhar para descarregar.
  • Mistura homogênea de cimento, areia, brita e água para concreto.

  • Preparação de argamassas (reboco, chapisco, emboço).

  • Uso em pequenas e médias obras, reformas e manutenções.

  • Usar equipamentos de proteção individual.
  • Não aproximar-se da cuba em movimento.
  • Verificar aterramento e evitar emendas improvisadas de cabo.
  • Não operar sem proteção de coroa/pinhão/correia.
  • Não inserir mãos, pás ou vergalhões no tambor em movimento.
  • Não exceder a carga útil.
  • Não lavar com jato direto nos rolamentos/motor.
  • Não usar extensão fina/longa (superaquece e queima capacitor/motor).
  • Não bascular em rampa ou piso instável; não puxar pelo motor.
 Preparação
  • Desligar da tomada, retirar o plugue e prender o cabo à estrutura.

  • Esvaziar e lavar rapidamente o tambor; deixar seco (nada de material dentro).

  • Travar o basculante (pino/trava) e imobilizar o volante com cinta/corda para o tambor não girar.

  • Colocar capa/proteção na coroa/pinhão e na correia; fechar tampa da caixa elétrica.

  • Verificar pneus/rodas (se houver) e pés de apoio; retirar calhas/ acessórios soltos.

  • Peso típico 140–220 kg: planejar rampa, guincho ou empilhadeira compatíveis. 

Movimentação interna (pátio/obra)
  • Empurrar pelo chassi, com duas pessoas em piso plano.

  • Em rampas, subir de frente e descer de ré, sempre com controle; evitar >10–12% de inclinação.
  • Para longas distâncias: colocar em palete e mover com transpaleteira/empilhadeira (garfos por baixo do chassi, nunca no tambor). 
     Carregamento no veículo
  • Usar rampa antiderrapante ou guincho; um guia (spotter) do lado.
  • Posicionar em pé na carroceria, com o tambor voltado para a lateral/face frontal para reduzir balanço.
Calçar as rodas/pés com cunhas de madeira/borracha antes da amarração.
Amarração (amarre)
  • Mínimo 3 pontos:

  • 2 cintas catraca cruzadas no chassi (longarinas inferiores).
  • 1 cinta abraçando tambor + estrutura para impedir rotação do conjunto.
  • Usar protetor de canto; conferir tensão após 10–15 km.
  • Não amarrar no motor, caixa elétrica, pinhão, coroa ou volante. 
Descarregamento/Entrega
  • Soltar cintas após calçar rodas/pés.
  • Descer pela rampa com duas pessoas; posicionar em piso plano.
Fazer teste rápido: ligar por 10–20 s, checar ruídos/rotação e proteção da coroa. 
O que evitar
  • Transportar com material dentro do tambor.
  • Amarrar pelo motor/caixa elétrica ou pela coroa/pinhão.
  • Carregar deitada (risco de danificar motor/rolamentos e proteção); só deite se o fabricante permitir e com proteção extra.
  • Puxar a betoneira pelo motor ou pela caixa elétrica.
  • Operar/ligar durante o transporte ou com a máquina sem travas.

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