Logo Mestre da Obra

Duto para Entulho

A calha de entulho com bocal/funil serve para descer entulho com segurança dos andares da obra até a caçamba no térreo, em vez de arremessar pela janela.

Onde você está?

Selecione sua localização para ver preços e disponibilidade deste equipamento.

  • Isolar a área com fitas/cavaletes.
  • Descartar o entulho aos poucos pelo funil, evitando peças grandes inteiras.
  • Não arremessar objetos de fora da boca; use sempre o funil.
  • Monitorar entupimentos (sinais: retorno de material, ruído diferente).
  • No térreo, acompanhar a caçamba: espalhar o material para não formar montes sob a boca.
  • Ao finalizar o turno, inspecione correntes e conexões; cubra a caçamba.
  • Descida segura de entulho de pavimentos até caçamba ou baia no térreo.
  • Reduz poeira, ruído e risco de queda de materiais para a via pública.
  • Pode servir como lixeira de pavimento durante demolições, reformas e limpeza final
  • NR-18 (Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção).
  • NR-35 (Trabalho em altura) – montagem na borda de laje.
  • NR-06 (EPI).
  • Regulamentos municipais para caçambas e deposição de entulho.
  • Não usar correntes ou ganchos danificados improvisados com arame.
  • Não prender na alvenaria frágil; ancore sempre na estrutura.
  • Não lançar chapas grandes, barras longas, sacos fechados – quebre/fraccione antes.
  • Não operar com público circulando sob a área de descarga.
  • Não deixar a coluna tocando a fachada (risca/atira pó).
  • Não trabalhar em dia de vento forte sem reforço de fixação/amarração.
Preparação
  • Limpar e secar as peças (sem resíduos de argamassa/entulho).

  • Recolher e amarrar as correntes do bocal e das seções para que não batam durante o transporte.

  • Inspecionar olhais/ganchos e bordas; separar peças com trincas.

Movimentação interna
  • Usar luvas; bordas e correntes podem cortar.

  • Carregar uma seção por vez segurando no corpo (nunca só pela corrente).

  • Para longas distâncias, utilizar carro plataforma ou carrinho de mão.

Empilhamento (no pátio/depósito)
  • Empilhar as seções em ninho (uma dentro da outra), alinhadas.

  • Máx. 6–8 seções por pilha; intercalar separadores se a altura for maior.

  • O bocal/funil vai separado, de boca para cima, com proteção nas bordas.

Carregamento no veículo
  • Dispor as pilhas transversalmente ao sentido de marcha ou em berços de madeira.

  • Colocar o bocal apoiado em base plana, sem peso por cima.

  • Correntes/ganchos para dentro das pilhas; nada solto.

Amarração (amarre)
  • Usar cintas catraca envolvendo o conjunto da pilha (2 cintas por pilha – meio e topo).

  • Protetor de canto nas bordas da primeira e última seção.

  • Para o bocal, cinta pelo corpo externo (nunca pela aba do funil ou correntes).

  • Reapertar as cintas após 10–15 km.

Desembarque / Entrega
  • Soltar cintas após calçar as pilhas.

  • Descer manualmente peça a peça; não arremessar.

  • Conferir quantidades e integridade (bordas, olhais, correntes) e registrar fotos.

O que evitar
  • Transportar com correntes soltas batendo na lataria.

  • Apoiar peso sobre a aba do funil; pode deformar/rachá-la.

  • Arrastar peças no piso/caçamba (risca e danifica bordas).

  • Misturar com sucata/ferro solto sem divisórias.

Armazenagem em trânsito
  • Pilhas amarradas; bocal de boca para cima.

  • Cobrir com lona se houver sol/chuva intensa (PEAD/PRFV sofre com UV).

  • Manter longe de solventes/óleos e de quinas cortantes.

  • Material: PEAD reforçado/PRFV.
  • Diâmetro interno: ~500–600 mm; altura da seção: 100–120 cm.
  • Conexão: correntes c/ ganchos/mosquetões; suporte metálico opcional.
  • Temperatura: uso ambiente; evitar contato com chamas/faíscas.
  • Armazenagem/Transporte: empilhar em ninho, correntes amarradas para não bater; amarrar feixes no veículo.

Você também pode se interessar

Imagem de Desempenadeira

Desempenadeira

Consulte o valor

Imagem de Motocultivador

Motocultivador

Consulte o valor

Imagem de Soprador

Soprador

Consulte o valor