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Inversor de Solda

Utilizada para soldagem com eletrodos revestidos (processo SMAW/MMA), podendo soldar diferentes tipos de metais como aço carbono, inox e ferro fundido. Em alguns modelos, permite uso com tocha TIG (TIG LIFT).

Onde você está?

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  • EPI completo (abaixo). Fixe bem a garra terra na peça.
  • Riscar/encostar o eletrodo para abrir arco (Hot Start ajuda).
  • Mantenha ângulo ~15° e comprimento de arco = diâmetro do eletrodo.
  • Velocidade constante; tecimento leve se necessário para largura.
  • Entre passes: escovar/chanfrar, remover escória, controlar temperatura.
  • Respeite o ciclo de trabalho (ex.: 60% a 140 A → a cada 6 min de solda, 4 min de descanso).
  • No fim: desligar, deixar esfriar, enrolar cabos sem torcer
  • Soldagem de estruturas metálicas leves e médias.
  • Reparos em portões, grades e calhas.
  • Manutenção predial e industrial.
  • Fabricação de móveis metálicos.
  • Trabalhos em campo devido à sua portabilidade.
  • NR-10 (elétrica) | NR-12 (máquinas) | NR-06 (EPI) | NR-18 (canteiro) | NR-23 (proteção contra incêndios) | NR-15 (fumos/ruído).
  • Trabalho a quente: sinalização e permissão de trabalho quando aplicável
  • Sempre usar máscara automática ou com escurecimento adequado.
  •  Aterramento obrigatório.
  • Nunca realizar manutenção com a máquina energizada.
  • Não soldar próximo a inflamáveis sem manta/isolamento e extintor.
  • Não usar extensão fina/enrolada (superaquece).
  • Não exceder ciclo de trabalho; não obstruir entradas de ar da máquina.
  • Não soldar em chuva/área molhada; risco elétrico.
  • Não pegar na peça/molhada ou no eletrodo com luvas suadas/rasgadas.
Preparação
  • Desligar e desconectar da tomada/gerador.

  • Deixar esfriar 5–10 min; limpar poeira metálica.

  • Enrolar cabos (porta-eletrodo e garra terra) em laços largos; prender com velcro.

  • Proteger bornes DINSE com tampas/caps ou fita para não bater.

  • Separar em bolsa/caixa: porta-eletrodo, garra, cabos, máscara, escova/marreta, eletrodos (fechados/ secos).

Movimentação interna
  • Erguer pela alça/correia; não carregar pelos cabos.

  • Evitar pancadas nas grelhas de ventilação e no potenciômetro.

Carregamento no veículo
  • Acomodar a inversora na vertical ou deitada sobre espuma/manta.

  • Cabos e acessórios em caixa separada para não riscar os bornes.

  • Eletrodos em estojo/cantil térmico fechado (evita umidade).

Amarração (amarre)
  • 1–2 cintas leves pelo chassi/alça;
    não amarrar em cabos, botões ou grelhas.

  • Usar protetor de canto; conferir após 10–15 km.

Desembarque / Entrega
  • Soltar cintas após calçar.

  • Checar cabo de força/plugue, bornes DINSE, ventilação e acessórios.

  • Se for usar com gerador, confirmar potência mínima (kVA) e AVR.

O que evitar
  • Transportar molhada ou sob chuva sem proteção (leve em caixa/bolsa).

  • Empilhar peso sobre a máquina.

  • Puxar/erguer pelo cabo de força ou pelos cabos de solda.

  • Levar eletrodos soltos/abertos (absorvem umidade; especialmente E7018).

Armazenagem em trânsito
  • Compartimento seco e ventilado; longe de combustíveis e faíscas.

  • Manter entrada/saída de ar livres; nada encostado nas grelhas.

  • Em regiões frias/úmidas: guardar com sílica na bolsa e eletrodos em termocaixa.

Obs.: Para esta MMA não há cilindro de gás no transporte (diferente de MIG/TIG).

  • Corrente: 20–200 A | Tensão: 127/220 V (bivolt ou seletor).
  • Ciclo de trabalho: ex. 60% @ 140 A, 100% @ 110 A.
  • OCV: 55–75 V.
  • Conectores: DINSE 9/13 | Peso: 4–6 kg.
  • Gerador: mínimo ~5–7 kVA (com AVR) para 160–200 A

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